sexta-feira, 13 de abril de 2012

Formas de Conhecimento (FILOSOFIA - P2)

Modos de Conhecer o mundo


Podemos conhecer o mundo através de cinco formas:
Mito - É um tipo de conhecimento elementar e a forma mais simples de obter o  conhecimento. O mito proporciona um conhecimento que é mágico, ansiando atrair o bem e afastar o mal. Esse tipo de conhecimento dá segurança e bem-estar. Os primitivos usavam muito esse tipo de conhecimento para tentar organizar o caos mental em que se  encontravam.
Senso comum - adquire uma maneira mais elaborada de conhecer o mundo e a  realidade que cerca a atividade humana. E um conhecimento espontâneo, resultado da herança e das experiências de um grupo. É um tipo de conhecimento que parte de observações simples mas sem a preocupação de uma garantia científica rigorosa. Ele se dá pela apreensão primeira do mundo.
Ciência - Este tipo de conhecimento procura descobrir o funcionamento da natureza através das relações de causa e efeito. É um conhecimento objetivo.
Filosofia - Propõe oferecer um tipo de conhecimento que busca com todo o rigor a origem dos problemas relacionados a outros aspectos da vida humana numa visão  globalizante. A filosofia é um conhecimento radical.
Artes - É uma maneira peculiar de manifestar o conhecimento. O conhecimento não se dá através de um objeto mas de um mundo interpretado pela sensibilidade de artista,  pelas suas qualidades estéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário